top of page

Nossa primeira dica de filme: Lola (1989) dir. María Novarro


Este filme está disponível no Youtube.


O primeiro contato que tive com esse filme foi através da leitura de "Revisitando tradições do cinema mexicano: Lola (1989) e a trajetória de María Novaro" escrito por Maurício de Bragança, publicado no Livro "Mulheres de cinema" org. Karla Holanda.


Fui atravessada por duas grandes questões, desde o texto até o filme...


A primeira, talvez mais racional, deriva de uma pergunta constante que permeia minhas produções e estudos: "Afinal, qual a diferença de serem mulheres dirigindo filmes?". Uma resposta parcial para essa pergunta seria que mulheres, muitas vezes, ao fazer filmes refletem e constroem narrativas e estéticas que pensam no lugar da mulher na sociedade em que vivem. É muito comum que representações sobre nós nos coloquem em lugares que não nos cabem, pois servem mais como propagandas ou ameaças do como nós podemos existir. No entanto, quando mulheres assumem a direção, longe de tentar produzir imagens de mulheres-maravilhas ou bruxas más, criam imagens que nos tocam sentimentos mais reais e profundos. Citando uma citação da diretora María Novarro presente no texto já citado:

"eu queria falar sobre algo muito menos dramático e espetacular, menos heróico, mas mais real e, portanto, mais comovente."


Um segundo atravessamento desse filme em minha experiência, agora enquanto mãe de uma criança de 5 anos na época, é encontrar em Lola uma mãe possível, não uma mãe invejável ou repugnante, mas uma mulher que, ao assumir os cuidados de uma criança pequena praticamente sem rede de assistência comete erros, mas cria conexões. As relações entre mãe e filha, entre mãe e mundo, entre mãe e pai, ou mãe e vó, são relações com atritos e com afetos. A busca por liberdade que vemos em Lola se dá com idas e vindas que não cabem em outros filmes, mas encontramos aqui.


Título origina: Lola

Año1989

Duración 92 min.

País México

Dirección: María Novaro

Guion: Beatriz Novaro, María Novaro

Música: Gabriel Romo

Fotografía: Rodrigo García

Productora

Coproducción México-España;

Conacite 2, Cooperativa José Revueltas, Macondo Cine Video, RTVE


Sinopsis:

La lucha diaria por sobrevivir y sacar adelante a su pequeña hija son las únicas motivaciones en la vida de Lola, una joven vendedora de ropa en un tianguis. El constante ir y venir de su pareja provoca una crisis en el frágil equilibrio emocional de la joven. En esos momentos, Lola buscará consuelo en el amor de su hijita y en el apoyo de su amiga Dora y de Duende, su eterno enamorado. (FILMAFFINITY)

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page